A importância da matemática no ensino da física

lab-fisica-01

Aula de Física em laboratório

A física é uma ciência que busca explicar diversos fenômenos e para isso utiliza-se de conhecimentos típicos de outras áreas como a química, a biologia e matemática. O conhecimento matemático é fundamental para aferir quantitativamente um fenômeno, porém há momentos em que as aulas de física confundem-se com aulas de matemática.

 

Do ponto de vista da ciência devemos ter em mente que o conhecimento matemático por si só não é suficiente para compreensão de um fenômeno, do mesmo modo que apenas o conhecimento a cerca de um fenômeno física não o é.

 

Assim, a matemática é indispensável para o estudo de assuntos como a hidrostática, pois para o estudo de conceitos como densidade, por exemplo, é necessário conhecimentos como volume e suas unidades de medidas.

 

O problema é que boa parte dos estudantes chegam ao ensino médio demonstrando muita dificuldade em conhecimentos matemáticos e isso implica em baixo desempenho em física já que as duas áreas do conhecimento se inter-relacionam. Contudo, as aulas em laboratório utilizando materiais concretos, como: cubos e paralelepípedos, barômetros, entre outros ajudam os alunos a aprender a partir da manipulação desses materiais.

 

Como um exemplo, podemos afirmar que o estudante pode não compreender o significado de um volume igual a 160 cm³. Por outro lado, fica simples explicar a partir de material concreto que o volume citado pode ser obtido a partir de um bloco com dimensões: 8 cm de largura, 5 cm de comprimento e 4 com de altura, já que 8 cm x 5 cm x 4 cm = 160 cm³.

 

Concluindo, conceitos matemáticos que parecem simples podem impedir a compreensão de conceitos da física e simples atividades, como o uso de material concreto podem contribuir com a aprendizagem dos estudantes.

Copyright © 2012 http://www.jozeildo.com
Todos os direitos reservados